• domingo, 23 de dezembro de 2012

    A importância do uso Racional da Energia Elétrica

    Não se pode imaginar o mundo hoje sem a eletricidade. A energia elétrica é fundamental no nosso dia-a-dia. Seja no trabalho, em casa, ou no lazer, ela está presente em nossa vida 24 horas, proporcionando conforto, bem-estar e segurança.
    Mesmo quando estamos dormindo, a geladeira continua funcionando e as ruas continuam iluminadas. Justamente porque a nossa vida depende tanto desse tipo de energia, devemos estar conscientes tanto dos benefícios quanto dos perigos e desperdícios que o uso incorreto pode causar.
    Mais de 38 milhões de residências são atendidas por energia elétricaem todo Brasil. Estima-seque cada consumidor desperdiça cerca de 10% da energia fornecida, seja por hábitos adquiridos ou uso ineficiente dos eletrodomésticos.
    Mas são as empresas as responsáveis por quase metade do consumo de energia elétrica do país, chegando a 45,5% do consumo global, ou seja, cerca de 146 bilhões de KWh/ano, sendo também responsável pela maior  parcela de desperdício de energia.
    Os sistemas motrizes, responsáveis por quase 50% do consumo nas empresas, apresentam o maior potencial de redução de perdas. Constituídos por motores elétricos, acionamentos e acoplamentos, bombas, compressores, correias transportadoras, ventiladores e exaustores, esses sistemas são responsáveis por 22,75% da energia total consumida no país. Por isso a importância de reduzir os desperdícios de energia elétrica nas empresas.
     
    A Energia Elétrica e sua Geração de Energia
     
    Podemos definir energia elétrica como a energia resultante do movimento de cargas elétricas em um condutor. É companheira inseparável da era moderna. Não é difícil imaginar como nossa vida seria diferente sem ela.
    Mas o que a faz tão importante a ponto de se tornar praticamente indispensável à vida atual? São muitos os motivos. Veremos abaixo alguns deles:
    a) É facilmente transportável. Pode ser produzida no local mais conveniente e transmitida para consumidores distantes por uma simples rede de condutores (fios).
    b) É facilmente transformável em outras formas de energia. Exemplo: calor, luz, movimento.
    c) É elemento fundamental para a ocorrência de muitos fenômenos físicos e químicos que formam a base de operação de máquinas, equipamentos, etc dos tempos atuais. Exemplo: eletromagnetismo, efeito termiônico, efeito semicondutor, fotovoltaico, oxidação e redução, etc.
    A geração de energia elétrica deve ser entendida como uma transformação de uma outra forma de energia em energia elétrica. Então, é fácil entender que para conseguir a energia elétrica precisamos primeiro de uma fonte de energia qualquer para que esta fonte seja transformada em energia elétrica.
    As fontes de energia encontradas na natureza podem ser mecânicas, geradas pelo vento ou por quedas d’água, pressão do vapor pela queima de combustíveis como carvão, petróleo, gases.
    Com a fonte de energia obtida fazemos girar uma Turbina acoplada a uma Bobina (Gerador) e por efeito do Eletromagnetismo transformamos a fonte de energia em energia elétrica.
    Esta energia elétrica é então distribuída através de linhas de transmissão e transformadores até chegar ao local de uso.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário