• quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

    CPDEP - Chevron Project Development and Execution Process

    Chevron como muitos devem saber é uma das maiores empresas do setor de energia, com aproximadamente 60 mil empregados distribuídos pelo mundo.  Eles exploram, produzem e trasnportam óleo cru e gas natural; refinam e distribuem combustíveis e derivados; manufaturam e vendem produtos petroquímicos e tam´bem desenvolvem futuras fontes alternativas de energia, incluindo biocombustíveis e energia térmica.

    Chevron investiu muito tempo e recursos desenvolvendo o que eles acreditam ser um sistema de gerenciamento de projeto de classe mundial.  As raízes do Chevron Project Development and Execution Process (CPDEP) surgiram nos anos 80, quando a companhia imaginava ter um bom sistema de gerenciamento de processos de projeto.  Então, começaram a pesquisar se realmente estes projetos estavam de fato liderando o ranking de projetos .  O CEO da Chevron na época, depois de ver os resultados do benchmarking, chegou a conclusão que os projetos que todos achavam ser os mais eficientes na realidade eram muito ineficientes em comparação com a média da indústria.

    Existe alguém efetivamente utilizando o processo da Chevron? A resposta é não.  Antes da Texaco se juntar a Chevron, a empresa tinha muitos desafios, e um desses era justamente fazer as pessoas usarem o processo, acreditarem no processo, e verem o valor que o processo CPDEP poderia agregar a empresa.

    Em 1997, a Chevron formou um grupo chamado Project REsources Company, com profissionais voltados especificamente para projetos alinhados com a estratégia da empresa.  Project Resources possui também um grupo compartilhado para ajudar a empresa em atender seus objetivos.  Project REsources é o dono do CPDEP, responsável por criar e desenvolver ferramentas e sistemas por toda organização.

    Mas quais são afinal as fases dos processos CPDEP? É uma abordagem de 5 fases para a definição e execução dos projetos:

    1. Identificar e avaliar oportunidades

    2. Gerar e selecionar alternativas

    3. Desenvolver alternativas preferidas

    4. Executar

    5. Operar e avaliar

    Em cada fase, CPDEP proporciona boa definição de:

    • Tomadores de Decisão

    • Resultados finais

    • Trabalho em Equipe

    • Foco

    • Recursos

    • Valor

    • Métricas

    • Papel do Proprietário da Equipe de Apoio a Projetos.

    As duas primeiras etapas do processo de CTPDEP são críticos para assegurar que o produto final seja algo que vai atender às necessidades dos clientes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário