• segunda-feira, 1 de abril de 2013

    Qual a causa dos produtos defeituosos?


    Já comprou um produto e veio com defeito? Quem nunca passou por isso? Eventualmente até nos acostumamos com isso e logo corremos atrás do nosso direito de consumidor e realizamos a troca e assim nos acostumamos com isso.  Mas já pararam para pensar por que um produto tem defeito, se não era para ter?  Por que um produto falha?  E o mais importante, qual seria a causa desta falha?

    É comum chegarmos em uma fábrica e vermos máquinas produzindo produtos acabados ou semi-acabados, e um inspetor jogando um outro produto fora por defeito de fabricação. Da mesma forma como no parágrafo anterior, muitas empresas acabam se acostumando e aceitando o desperdício como um processo rotineiro, ou seja que é inevitável por estarem sujeitos a inúmeras situações incontroláveis.  Ok, você aceitaria impunemente como rotineiro um defeito de fabricação em um avião que fosse viajar?  Ou quem sabe em um equipamento médico que irá lhe sustentar a vida durante uma operação? Certamente que a resposta é não.

    Por esta razão, acostumar-se ou acomodar-se aos itens defeituosos não resolve nada, pelo contrário, fica-se cada vez mais longe da solução do problema.  Todos tem que acreditar e ter fé que é possível reduzir os defeitos, e não importa o defeito, sua localização, natureza, restrição, nacionalidade, etc. a causa dos defeitos sempre reside em um motivo e que deve ser tratado: Variação! Simples assim!!  Se a variação acaba, acabam-se os defeitos. Uma variação sequer seja na matéria prima, nas máquinas, no método de trabalho ou de inspeção irão acarretar variação. 

    É claro que não é uma tarefa tão simples quanto o que foi dito, é necessário estudo, observação, utilização de várias ferramentas e recursos, análise rigorosa, diagnóstico, etc.  Milhares de empresas e culturas vêm perseguindo a diminuição destas variações, centenas de pesquisados e especialistas no assunto criaram teorias, técnicas e ferramentas para o sucesso desta empreitada, e quando se fala em variação com certeza os métodos estatísticos logo vem a cabeça como as ferramentas mais utilizadas neste meio.  E a metodologia mais famosa é a Six Sigma, que ao contrário do Lean que é mais focado em desperdício, o Six Sigma é focado em evitar variação do processo.


    Vale ressaltar que pode existir variação da variação. Como? Explico com a seguinte pergunta: será que uma peça a ser utilizada em um avião de verdade deveria ter a mesma rigidez com relação a variação do que uma peça a ser utilizada em um avião de brinquedo?  Obviamente que não, caso contrário o avião de brinquedo iria custar milhões, certo?  Sim, pois definitivamente quando mais você queira diminuir a variação de um processo, com certeza mais investimento terá que realizar para melhorar a eficiência e rigor da qualidade da matéria prima, das máquinas, do método de trabalho e da inspeção.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário