• segunda-feira, 20 de maio de 2013

    Processos de Planejamento - Parte 8 - Qualidade II


    Na verdade nua e crua, o PMBOK não inventou ou reinventou nada com relação a Qualidade, simplesmente pegou o básico do básico e colocou lá pra gente fazer.  Os conceitos clássicos dos titios Deming, Juran, Crosby etc... estão lá, afinal foram eles que ficaram famosos e fizeram sucesso e tornaram seus padrões mundialmente famosos pois aplicaram seus conceitos aonde?  Nos EUA?  Nããããoo, no Japão e não na América, afinal "casa de ferreiro espeto de pau", e mais os EUA tinham acabado de ganhar a guerra, estavam ganhando grana, e em time que esta ganhando não se mexe, pra que vou mexer, sempre foi assim e sempre deu certo, sempre ganhei dinheiro.... se for este o nível da empresa de vocês, esqueçam querer mudar ela e partam para uma que esteja muito mal das pernas , quase falindo, desejando mudanças.... pois em uma analogia foi o que estes gurus fizeram, foram para o Japão que era uma país pós guerra, com moral lá em baixo e falido.  Loucura? Eu costumo dizer o seguinte, a diferença entre um visionário e maluco é só a camisa que ele usa, estes caras eram visionários, foram para o lugar certo na hora certa e conseguiram gente que aceitou o padrão que eles estavam implementando, e este é no final das contas o seu papel como Gerente de Projetos, trabalhar a equipe e a organização para que eles aceitem o padrão de implementação que você aprendeu a implementar, e aí vocês terão tanto sucesso como um Deming e um Juran.

    Falando neles, o Crosby popularizou o conceito do custo da má qualidade e defendeu a prevenção ao invés da inspeção e “zero defeito”.  Deming foi quem criou o conceito da Melhoria Contínua e PDCA (ciclo Planejar-Fazer-Verificar-Agir), já o Juran criou a trilogia... que não é a trilogia de Guerra nas Estrelas, mas a trilogia Planejamento da Qualidade, Melhoria da Qualidade, e Controlar a Qualidade, ... acabou? Planejamento da Qualidade, Melhoria da Qualidade, e Controlar a Qualidade, ... acabou? Planejamento da Qualidade, Melhoria da Qualidade, e Controlar a Qualidade, ... e por aí vai repetindo sempre, além é claro do conceito da qualidade como adequação ao uso.  São conceitos mundialmente reconhecidos e utilizados, se você não se deparou com algum deles, com certeza irá, dependendo da maturidade da empresa em que você atua.

    O Plano de Gerenciamento da qualidade diz como o projeto será implementado e gerenciado em termos de garantia e controle qualidade. Ele define o controle, a garantia e a melhoria continua  do sucesso do projeto,  exatamente como mencionei anteriormente com relação a trilogia da qualidade.  Mas o maior problema para as pessoas, por incrível que pareça, é entender a diferença entre controlar e garantir a qualidade.  Processos que existem no PMBOK, e quase sempre causam confusão, dessa forma resolvi resumir a definição destes processos para um melhor entendimento:

    • PLANEJAR A QUALIDADE: Definir a qualidade no projeto e como será alcançada.  Pergunte-se a si mesmo: O que é qualidade no projeto?  Como garantimos e controlamos?


    • GARANTIR A QUALIDADE: Seguir os processos conforme planejado.  Pergunte-se a si mesmo: Estamos seguindo?


    • CONTROLAR A QUALIDADE: Garantir que as entregas estejam corretas e atendam aos requisitos.  Pergunte-se a si mesmo: Estamos atendendo?


    Quando voltarmos ao tema da Qualidade em um futuro próximo, publicarei um diagrama bem simples mostrando como  a qualidade interage com os processos de gerenciamento de projetos e como ela atua.

    Até a próxima!

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