• quarta-feira, 22 de maio de 2013

    Tecnologia de medição 3D


    A Tecnologia de Medição por Coordenadas ou Medição 3D é atualmente o recurso mais poderoso e estratégico que a Indústria possui para garantir a precisão dimensional dos produtos e aumentar a eficiência dos processos.  Por sua automatização, grande flexibilidade e enormes potencialidades geométricas, a Medição 3D apresenta grandes vantagens sobre outros métodos de medição e tem sido aplicada com cada vez mais frequência em todas as fases do ciclo produtivo de peças mecânicas, do desenvolvimento até o controle da produção seriada.

    Com o desenvolvimento dos softwares de CAD (Computer Aided Design) moderno, em que o conceito de prototipagem virtual por intermédio do desenvolvimento de sólidos (figuras geométricas 3D) se torna cada vez mais evidente, a tecnologia de medição 3D vem se aproveitando deste recurso e mais empresas desenvolvem equipamentos que se aproveitam desta tecnologia, para o desenvolvimento de instrumentos de medição que, cada vez mais sofisticados, buscam facilitar a leitura e registro destas informações. O Laser scanning (varrimento laser) é uma tecnologia de medição e digitalização remota 3D de alta precisão. Permite executar levantamentos tridimensionais/bidimensionais traduzidos na realização de projetos de especial complexidade técnica. Esta tecnologia vem revolucionar os métodos tradicionais de levantamento, permitindo um aumento de precisão, detalhe e redução de erros e custos.

    Isto sem contar com a popularização das impressoras de estereolitografia (ou popularmente "impressoras 3D"), não só as empresas, mas o consumidor comum começa a ter ao alcance das mães equipamentos de concepção e desenvolvimento nunca antes imaginado.

    Esta tríade: Tecnologia de medição 3D, softwares de CAD (Computer Aided Design) 3d, e equipamento de impressão 3D, com certeza nos levarão a outro patamar de desenvolvimento tecnológico, e com esta mudança, novos conceitos e polêmicas surgirão (vide o americano que disponibilizou o projeto de uma arma que pode ser "impressa" em casa).

    Um exemplo do nível avançado que chegamos com estas tecnologias, vem do vídeo abaixo, onde a empresa que vem despontando neste mercado é a  Creaform3D, com a capacidade de melhorar o processo de projeto e reduzir os erros de recolhimento de dados, se torna uma alternativa atraente para as técnicas tradicionais de levantamentos locais.

    Os sistemas de medição a laser 3D são aplicáveis nos domínios do planejamento digital de fábricas, instalações industriais, arquitetura, patrimônio imóvel, infra-estruturas, proteção dos monumentos históricos, engenharia, arqueologia, paisagismo, realidade virtual, forenses, mapeamento de imagens e muito mais.

    Veja o vídeo:




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário