• segunda-feira, 27 de maio de 2013

    Processos de Planejamento - Parte 9 - Recursos Humanos - parte I


    Saímos no post anterior da área de Qualidade e adentramos a área de Recursos Humanos. Esta é a área que contém os processos que gerenciam e organizam a equipe de projetos.  Depois de passar por tantas áreas técnicas e complexas, você pode achar que esta aqui é moleza, mas está enganado.  Como o Gerente de Projetos basicamente vai trabalhar com pessoas e todos os projetos dependem das pessoas para que se realizem, o Gerente de Projetos precisa ter habilidades de gestão de pessoa bem desenvolvidas, por isto mesmo, há que se providenciarem treinamentos para cada vez mais aperfeiçoar a boa e velha arte de lidar com pessoas.  Curso de Teatro? MBA em gestão de pessoas? Relacionamento Interpessoal? Qual curso vai depender da necessidade de cada um.  Procure algo que vá de encontra ao seu interesse se você gosta de treinar, se você gosta de motivar,  se você gosta de avaliar, se você gosta de ser um líder orador, enfim, o importante é desenvolver as características para poder gerir as pessoas da melhor forma possível, o que irá facilitar enormemente a condução do seu projeto. Afinal, não existe material mais volátil e instável do que pessoas!!!

    Para o PMI (Project Management Institute) você, como Gerente de Projetos, precisa ter conhecimentos também de Gerenciamento Geral, pois você é o responsável por melhorar as competências dos membros da equipe.  Teorias Motivacionais, por exemplo, é conhecimento do Gerenciamento Geral, ou seja, não só de Gerenciamento de Projetos.

    Mas para começarmos a desenvolver o trabalho de gestão de equipe, mais uma vez é necessário desenvolvermos o plano de Gerenciamento de Recursos Humanos, afinal as atividades de recursos humanos são formais e exigem documentação.   Neste plano, é importante haver um processo para levantar as informações dos integrantes que poderão fazer parte da sua equipe, com descrições, competências e proficiências, experiência prévia, interesses pessoais, características pessoas e disponibilidade.   Alguém tem dúvidas com relação à necessidade de conhecer os interesses pessoais para poder montar sua equipe? Alguém pode dizer: você não mencionou que “missão dada é missão cumprida”, para que vai me interessar saber dos interesses pessoais de alguém?  Os interesses profissionais dele são suficientes, certo?  Errado.  Você pode ter um profissional ótimo, mediano ou ruim em sua equipe, e com certeza os interesses pessoais deles influenciarão nisso.  Se o dito profissional tiver muito interesse em participar e contribuir para a realização do projeto, com certeza ele terá enormes chances de se tornar um ótimo membro da equipe.   Se ele não tiver interesse, com certeza será muito mais difícil, pois haverá uma resistência natural da pessoa. Por outro lado, às vezes, experiências prévias podem ser boas ou ruins, dependendo da circunstância que este profissional se encaixa na equipe. 

    Outra coisa importante em qualquer plano de gerenciamento de projetos é ter por escrito as responsabilidades de cada um, sua função e seus deveres bem claros.  Devem existir papéis e responsabilidades formais no projeto, que incluam auxiliar o gerente do projeto, responsabilidades em reuniões e outros trabalhos não relacionados a atividades. Popularmente falando, em algum lugar tem que estar escrito: quem é quem manda e quem obedece ou, o que eu faço e o que o outro faz, quais são minhas atribuições e as atribuições dos outros membros, da maneira mais clara possível, definindo todos os papéis no projeto e consequentemente diminuindo e muito os problemas de CONFLITOS no projeto, e de quebra contribuindo para melhorar a comunicação, olha aí o interacionamento das disciplinas do PMBOK!   Se você vai usar um organograma ou uma matriz de responsabilidade ou outra ferramenta, vai depender muito da estrutura do projeto que você estará trabalhando.  Se for um projeto grande, uma Matriz de Responsabilidade bem detalhada com certeza será fundamental, agora um projeto pequeno com poucas pessoas, talvez apenas um organograma seja suficiente.   Lembre-se também que antes de definir as atribuições e responsabilidades, é importante saber o que precisa ser feito.  Então, o Project charter e o WBS (ou EAP – Estrutura Analítica de Projeto - em português) são mais uma vez elementos chaves desta área.  A partir dos pacotes de trabalho definidos pela equipe na WBS, você poderá utilizá-lo para criar um organograma, e ainda colocar o nome de um responsável (mesmo que tenha o envolvimento de outros membros da equipe) e ainda utilizarmos o dicionário da WBS para descrevermos exatamente o que precisa ser feito, viu como é fácil?

    CONTINUA...

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