Saímos no post anterior da área de Qualidade e adentramos a
área de Recursos Humanos. Esta é a área que contém os processos que gerenciam e
organizam a equipe de projetos. Depois
de passar por tantas áreas técnicas e complexas, você pode achar que esta aqui
é moleza, mas está enganado. Como o
Gerente de Projetos basicamente vai trabalhar com pessoas e todos os projetos
dependem das pessoas para que se realizem, o Gerente de Projetos precisa ter
habilidades de gestão de pessoa bem desenvolvidas, por isto mesmo, há que se providenciarem
treinamentos para cada vez mais aperfeiçoar a boa e velha arte de lidar com
pessoas. Curso de Teatro? MBA em gestão
de pessoas? Relacionamento Interpessoal? Qual curso vai depender da necessidade
de cada um. Procure algo que vá de encontra
ao seu interesse se você gosta de treinar, se você gosta de motivar, se você gosta de avaliar, se você gosta de
ser um líder orador, enfim, o importante é desenvolver as características para
poder gerir as pessoas da melhor forma possível, o que irá facilitar
enormemente a condução do seu projeto. Afinal, não existe material mais volátil
e instável do que pessoas!!!
Para o PMI (Project Management Institute) você, como Gerente
de Projetos, precisa ter conhecimentos também de Gerenciamento Geral, pois você
é o responsável por melhorar as competências dos membros da equipe. Teorias Motivacionais, por exemplo, é
conhecimento do Gerenciamento Geral, ou seja, não só de Gerenciamento de
Projetos.
Mas para começarmos a desenvolver o trabalho de gestão de
equipe, mais uma vez é necessário desenvolvermos o plano de Gerenciamento de Recursos
Humanos, afinal as atividades de recursos humanos são formais e exigem
documentação. Neste plano, é importante
haver um processo para levantar as informações dos integrantes que poderão fazer
parte da sua equipe, com descrições, competências e proficiências, experiência
prévia, interesses pessoais, características pessoas e disponibilidade. Alguém tem dúvidas com relação à necessidade
de conhecer os interesses pessoais para poder montar sua equipe? Alguém pode
dizer: você não mencionou que “missão dada é missão cumprida”, para que vai me
interessar saber dos interesses pessoais de alguém? Os interesses profissionais dele são
suficientes, certo? Errado. Você pode ter um profissional ótimo, mediano
ou ruim em sua equipe, e com certeza os interesses pessoais deles influenciarão
nisso. Se o dito profissional tiver
muito interesse em participar e contribuir para a realização do projeto, com
certeza ele terá enormes chances de se tornar um ótimo membro da equipe. Se ele não tiver interesse, com certeza será
muito mais difícil, pois haverá uma resistência natural da pessoa. Por outro
lado, às vezes, experiências prévias podem ser boas ou ruins, dependendo da
circunstância que este profissional se encaixa na equipe.
Outra coisa importante em qualquer plano de gerenciamento de
projetos é ter por escrito as responsabilidades de cada um, sua função e seus
deveres bem claros. Devem existir papéis
e responsabilidades formais no projeto, que incluam auxiliar o gerente do
projeto, responsabilidades em reuniões e outros trabalhos não relacionados a
atividades. Popularmente falando, em algum lugar tem que estar escrito: quem é
quem manda e quem obedece ou, o que eu faço e o que o outro faz, quais são
minhas atribuições e as atribuições dos outros membros, da maneira mais clara
possível, definindo todos os papéis no projeto e consequentemente diminuindo e
muito os problemas de CONFLITOS no projeto, e de quebra contribuindo para
melhorar a comunicação, olha aí o interacionamento das disciplinas do
PMBOK! Se você vai usar um organograma
ou uma matriz de responsabilidade ou outra ferramenta, vai depender muito da
estrutura do projeto que você estará trabalhando. Se for um projeto grande, uma Matriz de
Responsabilidade bem detalhada com certeza será fundamental, agora um projeto
pequeno com poucas pessoas, talvez apenas um organograma seja suficiente. Lembre-se também que antes de definir as
atribuições e responsabilidades, é importante saber o que precisa ser
feito. Então, o Project charter e o WBS
(ou EAP – Estrutura Analítica de Projeto - em português) são mais uma vez
elementos chaves desta área. A partir
dos pacotes de trabalho definidos pela equipe na WBS, você poderá utilizá-lo
para criar um organograma, e ainda colocar o nome de um responsável (mesmo que
tenha o envolvimento de outros membros da equipe) e ainda utilizarmos o dicionário
da WBS para descrevermos exatamente o que precisa ser feito, viu como é fácil?
CONTINUA...
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