• quarta-feira, 29 de maio de 2013

    Processos de Planejamento - Parte 9 - Recursos Humanos - parte II


    Continuação...

    E se a equipe de projeto se estender para além das fronteiras do seu país? Os procedimentos mencionados anteriormente se tornam mais importantes ainda, além da necessidade de se tomar algumas medidas como: utilizar fotos dos membros para que todos possam se conhecer e respeitar as diferenças étnicas e culturais, respeitar a diferença de horário, assegurar que esta distância seja incluída no plano de gerenciamento de riscos, se eles não puderem vir até você planeje ir pelo menos uma vez até eles, e por aí vai.

    O gerente do projeto deve confirmar continuamente a disponibilidade de recursos ao longo do projeto, negociando com os gerentes de recursos (funcionais) os recursos ideais e sua disponibilidade, e não se esquecendo de elaborar um planejamento para a liberação do pessoal envolvido no projeto, de acordo com as atividades envolvidas.

    E por último, e não menos importantes nunca se esqueçam de perguntar a cada membro da equipe de projeto, assim que o plano de gerenciamento de RH estiver pronto, se as atribuições e responsabilidades estão realmente claras e objetivas!

    Uma atribuição muito importante do Gerente de Projeto nesta disciplina é desenvolver a equipe de projeto, não apenas dizendo o que a equipe tem que fazer, mas facilitando e motivando a equipe a ter ideias próprias para executar o projeto de forma mais rápida, barata e com menos problemas. Não ser apenas uma babá da equipe, mas desenvolver equipes que se tornem maduras o suficiente para que possam elas mesmas conseguir se desenvolver sozinhas.  É perceber as qualidades e talentos que possam ser desenvolvidas e investir para que o membro as desenvolva, seja através de um treinamento, coaching, etc.  Pergunte sempre para a equipe pelos obstáculos que estão enfrentando e tente removê-los o quanto antes.  E nunca cometa o pecado de não implementar um processo de feedback frequente com a equipe.

    Ah, e também nunca se esqueça de compensar e/ou elogiar e/ou comemorar um bom trabalho ou performance.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário