• quinta-feira, 26 de setembro de 2013

    Aquisição e Seleção de Fornecedores

    Falamos anteriormente sobre o planejamento das aquisições, mas na fase de execução do projeto, após você ter lançado as licitações ou concorrências, chega a hora de escolher o fornecedor, e é aí que entram as técnicas para seleção.   

    Podemos utilizar o sistema de ponderação.  E o que é o sistema de ponderação?  (Ver figura)  

    Na hora de escolher o fornecedor, eu simplesmente escolho alguns critérios para identificar o fornecedor que melhor atenda as expectativas para execução do produto ou serviço, defini pesos naquilo que for mais importante e depois dou nota.  Lembrando que estes critérios e pesos são definidos lá na fase do planejamento, e aqui eu sigo à risca, e ganha àquele que tiver a melhor pontuação. 

    Cabe a equipe na fase de planejamento, definir os pesos relativos segundo sua própria percepção de importância para cada critério. O grupo também deve informar os pontos de cada fornecedor para cada critério, seguindo a régua que melhor lhe convier.  Por favor, não confundam “Critérios para Escolha de Fornecedores” com “Avaliação de Fornecedores”.  Avaliação de Fornecedores, é um processo com outra abordagem, normalmente voltado para o atendimento de um sistema de gestão da qualidade, que visa homologar um determinado fornecedor, após uma auditoria que pode abranger aspectos técnicos, segurança, meio ambiente e financeiro, a poder estar apto para participar de licitações/concorrências quando a necessidade surgir.

    A decisão sobre a escolha do fornecedor será realizada mediante o cruzamento das informações acima, destacando-se aquele que se apresentar mais atrativa, viável, oportuna e estratégica para o projeto.


    Qual é a ideia deste procedimento? Tornar o processo de aquisição menos pessoal, menos tendencioso, e utilizando o envolvimento de todos para que haja uma transparência e uso de experiência para um processo mais seguro. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário