• segunda-feira, 23 de setembro de 2013

    Gerenciamento das Partes Interessadas na Execução do Projeto


    Na etapa de execução do projeto, o Gerente de Projeto tem que agir pró-ativamente para gerenciar as expectativas das partes interessadas, utilizando as estratégias definidas lá no início do projeto, na fase de iniciação e planejamento.  

    Lembram quando falamos das partes interessadas, e de como tínhamos que trata-las, dependendo da sua influência no projeto? (incluir link) 

    Expectativa não é necessidade, necessidade foi explicitada, expectativa nem sempre,  é: aquela coisa que eu acho que talvez eu queira.  Daí você como Gerente de Projeto tem que antecipar isso, agindo pró-ativamente durante a execução do projeto. 

    Para isso, utiliza-se o registro das questões (um documento, um SAC, qualquer local em que uma parte interessada possa fazer um comentário, uma pergunta etc e que seja respondida) que foram levantadas previamente, para mostrar que as necessidades estão sendo atendidas.  

    Dessa forma, as dúvidas que vão aparecendo, são direcionadas e as partes interessadas passam, a saber, se são atendidas ou não.  Qual ferramenta utilizar, vai depender, pode ser papel, sistema, informatizado, etc. mas tem que existir um processo para registrar e atender as expectativas.


    Tenham cuidado para não intuir as expectativas dos stakeholders, elas devem estar claramente alinhadas por ele, não tente adivinhar ou interpretar, pois você pode se dar mal.  Se ele explicitar a expectativa, ótimo, caso contrário se abstenha de tentar explicar. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário