• quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    Processos de Planejamento - Parte 12 - Aquisições - parte 1

    Depois de alguns meses de ausência em função de uma longa viagem a trabalho, voltei e para recomeçar a sugerida sequencia de atividades de planejamento, vamos falando um pouco sobre aquisições.   
    Infelizmente, nem tudo o que o Gerente de Projetos e sua equipe  precisa estará a disposição na empresa ou dentro da equipe.  Alguma coisa terão que adquirir de fora.  Quando acontece isso, deve-se trabalhar com o processo de Aquisições.  Este processo descreve os processos necessários para  aquisição de bens e serviços fora da organização executora do projeto. O gerenciamento de aquisições é uma área potencialmente problemática para o gerente de projetos verificada durante a fase de implantação do projeto. Para lidar com esta condição, a equipe de projetos deve buscar o caminho das melhores práticas do gerenciamento de aquisições, segundo o Guia PMBOK®. 

    O PMI considera que você, como Gerente de Projetos faz aquisições de grande porte, ou com órgãos público, ou com empresa de grande porte onde se tem que fazer licitações e tudo mais, etc.

    Empresas pequenas não trabalham muito com isso, normalmente elas têm um fornecedor padrão onde costumam fazer suas compras.  Não tem muito critério, o único critério é que o patrão quer que compre lá.  Se a empresa de vocês trabalha assim, talvez este processo lhe pareça bastante estranho.  Se você trabalha em empresas como Petrobras, por exemplo, estará bastante familiarizado com este processo.

    O PMI, na certificação, irá cobrar questões envolvendo estes tipos de empresa, e aqui no Brasil o que mais chega perto destas definições são órgãos públicos como PETROBRAS, NUCLEP etc.. que são obrigadas a atender a “Lei da Besta”, já ouviram falar da “Lei da Besta?” Não?  Trata-se  da famosa lei 8.666, que define boa parte do processo que discutiremos aqui, basicamente o que está no PMBOK para aquisição, e que é bem interessante.

    O processo de aquisição, nada mais é que o processo para comprar ou adquirir produtos ou serviços ou resultados que se façam necessários, externos a equipe do projeto.  Repararam que o PMBOK não cita “empresa”?  O PMBOK cita “equipe” !   Ou seja, se eu tiver a necessidade de adquirir alguma coisa fora da equipe, mas na mesma empresa, eu já deveria utilizar as boas práticas deste processo, lógico que com um nível bem menor de formalidade, mas já deveria utilizar.  Na prática, o que a gente vê por aí? Normalmente só se utiliza este processo quando são processos fora da empresa, externos à empresa.   Mas aqui, e isso é importante para a certificação, o PMI recomenda utilizar o processo a partir da equipe. 

    Como visão geral dos processos de gerenciamento de aquisições temos:

    1. Planejar Compras e Aquisições: identifica quais necessidades do projeto podem ser mais bem atendidas pela compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados fora da organização do projeto e quais necessidades do projeto podem ser realizadas pela equipe do projeto durante a execução do projeto.  Determina como, o que, quanto, se e quando adquirir.

    2. Planejar Contratações: O processo Planejar contratações prepara os documentos necessários para dar suporte ao processo Solicitar respostas de fornecedores e ao processo Selecionar fornecedores. É reunida a documentação referente aos requisitos do item e identificados os possíveis fornecedores.

    3. Solicitar Respostas de Fornecedores: obtém respostas, como cotações e propostas, de possíveis fornecedores sobre como os requisitos do projeto podem ser alcançados.

    4. Selecionar fornecedores: recebimento de cotações ou propostas e aplicação de critérios de validação, conforme aplicável, para selecionar um ou mais fornecedores que sejam qualificados e aceitáveis como um fornecedor.

    5. Administração do contrato: gerenciamento do relacionamento com o fornecedor visando garantir que as duas partes atendam às suas obrigações contratuais.


    6. Encerramento do Contrato: conclusão e liquidação do contrato incluindo a resolução de quaisquer itens em aberto.

    (continua...)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário